fale com um consultor (11) 2837-5505

Novidades

O que é café gourmet?

O mercado de café gourmet tem crescido cada vez mais e apresenta uma série de possibilidades.

  • 09/12/2014 • 10:12

O mercado de café gourmet tem crescido cada vez mais e apresenta uma série de possibilidades. Todos os dias são lançados novos sabores e alguns deles bem diferentes e exóticos. O diferencial desse tipo de café está na forma de preparo e cultivo. Enquanto o café normal pode apresentar uma mistura de vários grãos diferentes ou de menor nível de propriedades, o café gourmet é, em grande maioria, produzido com o puro café arábica, que é considerado mais rico e apurado do que os demais.

Quando este tipo de café passa por uma boa torra, com temperatura precisa e tempo de exposição ao calor, resulta em um produto que vai produzir uma bebida com emanações mais intensas de aroma. Visto que as plantas de café arábica prestam variantes de sabor (como bourbon, vermelho ou amarelo), o corpo e a acidez da bebida preparada também podem apresentar outras variações. Existem vários tipos como, por exemplo, cafés com sabores especiais e aromas exclusivos como trufa de chocolate, amêndoas torradas, baunilha, chocolate com menta, caramelo, limão, açaí, dentre outros. Há também o café orgânico, cultivado em lavouras livres de agrotóxicos e produtos químicos.

Estima-se que, no Brasil, o café gourmet represente algo em torno de 5% do consumo dos apreciadores da bebida, mas com grande potencial de crescimento. Ultimamente, a venda de cafés de alta qualidade tem aumentado de 10 a 15% ao ano, impulsionada não só pelos bons estabelecimentos especializados, mas também a partir da abertura de clubes de café.

Fonte: Clube Café

veja também